Empresas assinam compromisso de equidade de gênero com a ONU

Na sexta-feira, 1º, seis organizações com influência e atuação no setor automotivo assinaram os Princípios de Empoderamento Feminino (Women's Empowerment Principles – WEPs), compromisso com a ONU Mulheres pela equidade de gênero. O momento aconteceu durante o II Fórum AB Diversidade no Setor Automotivo, realizado por Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria.

O movimento foi puxado pela Rede AB Diversidade, iniciativa criada em 2019 com o propósito de agregar, apoiar e catalisar atores e ações que promovam a diversidade estrutural e a inovação inclusiva no setor automotivo.

O compromisso foi assumido por organizações dos mais diversos tamanhos e escopos de atuação: Anfavea, associação dos fabricantes de veículos, pela Faurecia, fornecedora de componentes, Mercedes-Benz, MHD Consultoria, Pieracciani Consultoria, SD&Press e, enfim, a própria Automotive Business.

Ao longo de 2019, também se comprometeram com o tema a Valeo e a Lear Corporation, que assinou o documento em um encontro da Rede AB Diversidade. Nas próximas semanas, o IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, também vai firmar o compromisso.

“É essencial ter mais empresas automotivas comprometidas com os Princípios de Empoderamento da Mulher. Por isso a nossa parceria com a Rede AB Diversidade é tão importante”, diz Adriana Carvalho, gerente da ONU Mulheres.

Ela lembrou no evento que a equidade de gênero faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA MULHER?

A assinatura dos WEPS prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero; 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação; 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;

4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; 5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.

AS NOVAS SIGNATÁRIAS DO SETOR AUTOMOTIVO: - Anfavea - Faurecia - Mercedes-Benz - MHD Consultoria - Pieracciani Consultoria - SD&Press - Automotive Business

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