Ouça nosso ABCast especial diversidade na indústria

AB Cast é o primeiro podcast dedicado a discutir a indústria automotiva e de mobilidade. São conversas sobre os desafios, tendências e caminhos destes segmentos para quem quer entender o cenário atual e acompanhar as grandes transformações em curso. Neste episódio a discussão é sobre a (falta de) diversidade nas empresas automotivas e a estreia da Rede AB Diversidade, uma iniciativa que reúne 30 empresas na troca de boas práticas e na construção de uma indústria com mais representação da sociedade e, assim, mais lucrativa e inovadora. A convidada do programa é Tania Macriani, CEO da MHD consultoria e a principal parceira de Automotive Business na realização da #RedeAB.

“ É a primeira pesquisa do gênero desenvolvida com foco no setor automotivo. Este é o momento de identificar e entender a falta de protagonismo feminino na indústria nacional. Preparamos uma série de iniciativas com foco na valorização da mulher para 2019."

Vem aí um novo retrato da evolução com foco na equidade de gênero

Em sua segunda edição, a pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo é uma iniciativa de Automotive Business para gerar conhecimento e valorizar a atuação da mulher no setor, que tradicionalmente tem participação majoritariamente masculina. O objetivo é entender quais espaços as profissionais do sexo feminino já conquistaram, os avanços mais relevantes, além de identificar as empresas que desenharam medidas e estão na vanguarda para equacionar questões de gênero internamente.

O levantamento terá duas etapas. Na primeira, de pesquisa, serão consultadas as áreas de recursos humanos das empresas da cadeia produtiva e de distribuição automotiva. O objetivo é identificar o tamanho da participação feminina nas companhias e se ela avançou nos últimos anos, além de destacar as políticas de apoio ao desenvolvimento feminino. A ideia é mapear ainda a participação das mulheres desde a linha de produção até a liderança, traçando o perfil das profissionais que trabalham no setor e indicando os benefícios e ganhos gerados por elas às empresas.

Os dados apurados nesta fase vão alimentar a segunda etapa do projeto, de debate em torno do tema onde empresas do setor e de fora dele consideradas exemplos de valorização à mulher vão mostrar quais são os caminhos para avançar neste aspecto, que acontecerá em evento promovido em setembro.

Este conteúdo será disponibilizado nos canais de Automotive Business. O estudo pretende tornar-se referência no setor, com atualizações periódicas.

Paula Braga
Diretora de Automotive Business

Só 23% da força de trabalho das montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores de veículos e de combustíveis é feminina

Por que falar da mulher na indústria automotiva?

O setor automotivo responde por quase 25% do PIB industrial brasileiro e, portanto, tem grande relevância para a economia do País. Diante disso, a maior presença feminina representaria participação mais ampla da sociedade na economia. Esta evolução também converge para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU, que elenca como seu quinto objetivo o de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.”

A pesquisa Getting to Equal 2017, feita pela Accenture com 28 mil pessoas em todo o mundo, mostra que, sem algumas ações para o desenvolvimento feminino, as mulheres só conseguirão ganhar o mesmo que os homens em 2168 nos países em desenvolvimento. Outro levantamento, da McKinsey & Co, mostrou que melhorar a igualdade de gênero adicionaria US$ 12 trilhões à economia global.

Dados de 2015 do Ministério do Trabalho indicam que apenas 23% da força de trabalho das montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores de veículos e de combustíveis é feminina. No entanto, o número que indica desigualdade pode representar uma série de oportunidades de evolução. Ao apoiar o crescimento profissional das mulheres, o setor automotivo pode se tornar exemplo positivo para outros segmentos da indústria e da economia.

Quem somos?

Automotive Business é uma empresa de conteúdo e comunicação e a principal fonte de informação sobre negócios na indústria automotiva brasileira. Há mais de 20 anos no mercado, gera conteúdo de alto valor e credibilidade por meio de eventos, publicações e ainda nos canais digitais. O foco está em produzir informação de alta credibilidade para municiar os tomadores de decisões das empresas do setor e, assim, contribuir para um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios. A equipe é formada por profissionais competentes em Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e Administração. Empresas parceiras têm em Automotive Business uma vitrine de oportunidades.

 

Ao longo da jornada de quase duas décadas da empresa, muitas coisas se transformaram e evoluíram, mas permanece pequena a presença feminina na indústria automotiva. Ainda que as mulheres avancem no mercado de trabalho e garantam participação maior em universidades, o setor ainda é espaço liderado por homens. Como referência em informação sobre o segmento, é parte do papel da editora abordar e entender o assunto para, quem sabe, traçar um futuro mais diverso para as empresas automotivas.

Responsáveis pelo projeto

‘Presença Feminina no Setor Automotivo’

Paula Braga

Diretora Executiva de Automotive Business

Sueli Reis

Repórter de Automotive Business

Giovanna Riato

Editora do ABInteligência e Inovação no Portal Automotive Business e Sub-editora da Revista Automotive Business

Tania Macriani

Sócia-Diretora da MHD Consultoria Empresarial